Alinhadores Invisíveis funcionam?

Sim! Os alinhadores invisíveis funcionam!

A tecnologia produzida em um polímero de alta performance proporciona maior adaptação e conforto aos pacientes quando em relação a um tratamento ortodôntico tradicional. 

E não apenas isso. Os alinhadores recuperam o seu sorriso sem alterar, de qualquer forma, a sua aparência durante o tratamento.

Conheça, neste post, a tecnologia inovadora por trás dos alinhadores invisíveis e como eles funcionam como um tratamento ortodôntico de ponta. 

Como os alinhadores invisíveis funcionam?

Se você já passou ou conhece alguém que passou por um tratamento ortodôntico tradicional, como o aparelho com bráquetes, já deve ter ouvido falar sobre o quão dolorosa e demorada pode ser a duração de todo o processo.

Enquanto isso, a tecnologia por trás dos alinhadores invisíveis permite que o tratamento funcione de uma forma simples e altamente eficaz, abreviando o espaço e tempo entre você e o sorriso dos seus sonhos.

Os alinhadores invisíveis corrigem o sorriso sem dor e de forma totalmente personalizável.

São confortáveis, discretos e ainda são removíveis, facilitando a manutenção do alinhador e garantindo mais qualidade de vida a você.

O passo a passo do tratamento resume-se a 4 etapas realizadas em um curto período:

1º Etapa – Diagnóstico Digital

O diagnóstico é feito através do escaneamento digital, que pode ser feito por dois métodos distintos: direto e indireto. No método indireto faz-se a moldagem tradicional, e este molde de gesso do paciente é digitalizado. Ou seja, ainda é necessário a moldagem habitual para a disponibilização do arquivo digital.

Já o método direto é o escaneamento feito delicadamente na boca do paciente. O escaneamento intraoral registra a imagem dos arcos, dentes, tecidos adjacentes e oclusão. É um processo simples, rápido, indolor e muito confortável para o paciente. 

2ª Etapa – Planejamento Ortodôntico Digital

O planejamento ortodôntico digital é feito através de um software que permite aos ortodontistas visualizar as imagens escaneadas de forma tridimensional, aumentá-las, girá-las, analisar o contato interoclusal, avaliar overjet, overbite, largura de arco, quantidade de apinhamento, rotação dos dentes, entre tantas outras.

A análise feita indicará os pontos críticos dos dentes do paciente e as movimentações que os dentes precisam fazer. Essa etapa é muito importante para que o alinhador não atrapalhe a movimentação dos seus dentes e não crie nenhum desconforto no seu dia a dia. 

3ª Etapa – Impressão dos Alinhadores Invisíveis

Uma vez que o paciente está satisfeito com o planejamento, damos início à produção dos alinhadores invisíveis.

Com tecnologia inovadora e custo mais baixo para o paciente, conseguimos produzir o alinhador na própria sede da Odonto RR.

Ou seja, você já sai do consultório com o tratamento em uma caixinha, pronto para ser iniciado.

Em que tratamentos os alinhadores invisíveis podem ser usados?

Os tratamentos ortodônticos são aqueles que buscam alinhar os dentes em má posição — e exatamente para esse tipo de tratamento que os alinhadores invisíveis foram desenvolvidos.

Entre os problemas que podem ser tratados com um alinhador invisível, estão:

  • Sobremordida: quando os dentes superiores se sobrepõem aos inferiores;

  • Prognatismo: inverso da sobremordida, quando os dentes inferiores ficam a frente dos superiores;

  • Mordida cruzada: quando a arcada dentária superior não se encaixa com a inferior na mordida — o encontro dos dentes se dá, normalmente, na parte posterior apenas;

  • Diastema: quando há espaços entre dois dentes ou mais;

  • Mordida aberta: quando os dentes superiores não encaixam de nenhuma forma nos dentes inferiores;

  • Dentes apinhados: quando os dentes não encontram espaço na arcada dentária e tendem a se sobrepor, agrupar ou torcer.

Identificou-se com algum desses problemas? Encontre um dos nossos dentistas parceiros mais próximo de você e marque uma consulta!

Tenha um bom profissional e disciplina

Apesar de toda tecnologia envolvida no tratamento, é essencial que o paciente realize o procedimento com um ortodontista capacitado e experiente. Além disso, o paciente precisa cumprir rigorosamente o planejamento ortodôntico digital, usando e trocando os alinhadores invisíveis no tempo determinado.